"…falai ao coração de Jerusalém e dizei-lhe em alta voz que a sua missão está completa e que a sua obra se cumpriu, que a sua iniquidade está expiada, que ela recebeu da mão de Deus retribuição em dobro por todos os seus pecados. Há uma voz que clama: “Em meio à terra desértica preparai o caminho para Deus; na estepe, aplanai uma vereda para o nosso Deus! Seja entulhado todo o vale, todos os montes e colinas sejam aplanados; eis que os terrenos acidentados se tornarão planos; as escarpas serão niveladas.…" (Isaías 40:2-4)
A matéria "A cidade de Davi sacode a poeira" foi publicada em 24 de fevereiro de 2021 na CBN News:
JERUSALÉM, Israel - Quando as pessoas visitam a Cidade Velha de Jerusalém, elas podem acreditar que é o mesmo lugar que o Rei Davi estabeleceu como sua capital há mais de 3.000 anos.
Mas esse não é exatamente o caso.
Os arqueólogos estão descobrindo a cidade original e contando aos outros sua incrível história.
Sacode-te do pó, levanta-te, e assenta-te, ó Jerusalém: solta-te das cadeias de teu pescoço, ó cativa filha de Sião. (Isaías 52:2)
Anarina Heymann atua como coordenadora de divulgação para a Cidade de David.
"Bem-vindo à cidade de David", disse Heymann ao CBN News. "É o lar da antiga Jerusalém bíblica e até 150 anos atrás, todo mundo pensava que a antiga Jerusalém bíblica ficava dentro dos limites da Cidade Velha, bem atrás de você na parede - dentro das paredes de lá.
Então a questão é o que aconteceu 150 anos atrás e onde fica a antiga Jerusalém bíblica? "
Ela então ajudou a responder a essa pergunta explicando como a cidade de David permaneceu oculta por quase 2.000 anos até que um arqueólogo britânico iniciou uma descoberta que continua até hoje.
"Chris, estamos em um lugar mágico agora", continuou Heymann. "Este é o lugar quando Charles Warren passou pela fáscia que encontrou. Ele viu algo. E quando Charles Warren viu isso, ele sabia que havia redescoberto a antiga Jerusalém bíblica."
Questionada se o trabalho de Warren foi o início da revelação da Cidade de Davi nos tempos modernos, ela respondeu: "Exatamente porque estamos falando de um período de 2.000 anos em que ninguém sabia onde ficava a cidade antiga. A maioria das pessoas pensava quando ... quando eles vieram - o que eles viram na Cidade Velha, aquela era a antiga Jerusalém bíblica. Foi só quando ele encontrou isso que eles descobriram ... a antiga Jerusalém está fora do que chamamos hoje de Cidade Velha. "
A descoberta do sistema de túneis conhecido como Warren's Shaft conta visualmente como o rei Davi capturou a cidade e deu vida à Bíblia.
"Quando vimos isso, de repente vimos exatamente como a imagem surgiu", continuou Heymann. "E muitas vezes quando fazemos escavações, também não sabemos para o que estamos olhando, e então temos que ir à Bíblia e isso começa a explicá-lo. Então é a Bíblia e então as escavações e as escavações e o Bíblia se juntando, nos dando uma imagem completa da Jerusalém antiga. "
Unção dos reis de Israel
Mais abaixo, os arqueólogos descobriram onde os homens se tornaram reis.
"A maioria dos reis de Israel foram ungidos onde estamos agora. Estamos no lugar da unção. E Isaías diz que você tirará água com alegria das fontes da salvação", disse ela.
Na verdade, a Cidade de Davi ecoa com o povo da Bíblia. “Abraão, quando ele conheceu Melquisedeque, mas então chegamos a Davi, a Salomão, chegamos a Isaías quando ele estava dando suas profecias nestas mesmas paredes aqui,” ela disse. "Jeremias, depois, quando ele teve que falar sobre a destruição que estava se aproximando de Jerusalém ... todas essas coisas acontecendo exatamente onde estamos agora." (veja o vídeo abaixo).
Mais de 10 anos atrás, os arqueólogos descobriram outro local bíblico, o Poço de Siloé, que era alimentado pela nascente de Gihon nas proximidades. É o lugar onde Jesus curou o cego e também onde o povo judeu se reunia para as festas do Senhor.
“Três vezes por ano, todos os homens tinham que vir para o micvê (banho ritual) na piscina e de lá se preparar para ir ao Monte do Templo e esta é a caminhada, a subida final, que todos os peregrinos podem fazer novamente quando eles vêm para Jerusalém ", explicou ela.
Heymann vê essa ascensão final como uma fusão entre arqueologia e profecia.
Abrindo uma porta para o futuro
"Algo incrível está acontecendo porque você vê que agora estamos escavando esta estrada e mais uma vez a profecia está sendo cumprida porque diz em Isaías 'construam, construam a estrada', a rodovia. E diz remover as pedras para o retorno do meu povo, " ela disse.
Uma escavação em andamento é o túnel que vai da Piscina de Siloé ao Monte do Templo. Heymann diz que revela o passado e abre uma porta para o futuro.
Um dos projetos mais ambiciosos da Cidade de David é uma escavação chamada Givati, onde toda a história de Jerusalém está sendo revelada como "se as pedras estivessem gritando".
"Você pode ver exatamente como ela (Jerusalém) lentamente desapareceu da civilização porque uma cidade foi construída sobre a outra, e você pode ver como provavelmente a cidade poderia ter perdido a esperança, pensando 'quem vai me descobrir novamente? Até que Deus diga, mas em um momento de favor, nada pode impedir e é o que vemos em Givati. Jerusalém está sendo lentamente revelada ", disse ela.
Ela vê a profecia se desenrolando.
"Estamos começando a ver na última década, o projeto. Ela está começando a compartilhar como era para nós novamente. Então você pode ver como a profecia está se acelerando conforme avançamos. Diz-se "sacuda a poeira , levante-se, tome o seu lugar de direito, Jerusalém."
Se você vir as escavações aqui diariamente, poderá ver os baldes voando. Você pode ver a poeira literalmente voando, como ela está "sacudindo a poeira".
Heymann considera seu papel na Cidade de David um privilégio.
"Eu me considero a pessoa mais sortuda do mundo - a garota mais sortuda do mundo - porque tenho a oportunidade de aproveitar o que vemos aqui e contar às pessoas sobre a Cidade de Davi, sobre a antiga Jerusalém e cada pessoa que é apaixonada sobre Jerusalém e sério sobre a profecia bíblica precisa saber disso ", disse ela.
Assista ao vídeo da escavação, em inglês aqui.
Nota do blog Vigiai:
Outra profecia que pode estar relacionada à escavação desse local está em Amós 9:11-12, que diz:
"Eis, portanto, que naquele Dia levantarei o Tabernáculo caído de Davi. Consertarei o que estiver danificado, e restaurarei as suas ruínas. Eu mesmo a reerguerei, para que seja tão exuberante quanto foi nos dias antigos; para que eles possuam o restante de Edom e todas as nações chamadas pelo meu Nome!” Garante Yahweh, que cumprirá todas essas promessas!…"
Comments