No último dia 12 de julho de 2021, o jornal Nature World News divulgou o surgimento de centenas de sumidouros (ralos) na Croácia.
De acordo com o Croatian Geological Institute , pelo menos 54 sumidouros totalmente desmoronados de vários tamanhos foram documentados até o final de janeiro.
De acordo com um relatório da AFP de março, pode ter havido até 100 sumidouros dentro e ao redor das duas comunidades. Alguns dos buracos apareceram em áreas remotas, enquanto muitos outros apareceram a poucos metros das casas das pessoas. Alguns foram descobertos aninhados sob as casas, causando o colapso dos tijolos e o surgimento de fraturas na estrutura.
Em março de 2021, Stojan Kresojevic, um residente de Meenani, disse à Reuters: "Nós nos sentimos extremamente desconfortáveis." "Estamos cercados por ralos e a incerteza está nos matando." Não temos ideia se seremos obrigados a partir.
Esses buracos são perigosos porque se abrem de repente com água jorrando. "
Em agosto de 2022, um imenso sumidouro no Chile não parava de crescer, clique aqui para ler.
Os buracos são frequentes em áreas onde a geologia sob a superfície da terra contém calcário, rocha carbonática, leitos de sal ou rochas que podem ser dissolvidas naturalmente pela água subterrânea que passa por eles. As cavernas e câmaras subterrâneas se formam à medida que a rocha se degrada.
Os buracos são espetaculares porque a terra geralmente permanece intacta por um longo tempo até que as áreas subterrâneas se tornem muito grandes. Um colapso rápido da superfície do solo pode ocorrer se não houver apoio suficiente para o terreno acima das lacunas.
Outras regiões do planeta também passam por essa situação, como pode ser visto aqui (clique) e aqui.
A Bíblia conta uma interessante história envolvendo o surgimento de um sumidouro, que está em Números 16, quando três levitas que oficiavam no Templo Sagrado revoltaram-se contra Moisés e Aarão:
27 Aí o povo se afastou das barracas de Corá, Datã e Abirão.
Datã e Abirão saíram e ficaram na entrada da sua barraca, com as suas mulheres e filhos. 28 Então Moisés disse ao povo:
— Eu vou dizer como vocês vão ficar sabendo que não fui eu quem resolveu fazer tudo isso. Fiz todas essas coisas porque o Senhor mandou.
29 Se estes homens tiverem morte natural como todos os outros, sem nenhum castigo de Deus, então o Senhor não me enviou.
30 Mas, se ele fizer acontecer alguma coisa fora do comum, e se a terra se abrir e engolir essa gente com tudo o que eles têm, e eles descerem vivos para o mundo dos mortos, vocês ficarão sabendo que estes homens rejeitaram o Senhor.
31 E aconteceu que, assim que Moisés acabou de falar, a terra se abriu debaixo deles
32 e os engoliu com as suas famílias, junto com todos os seguidores de Corá e tudo o que eles tinham.
33 Assim, desceram vivos para o mundo dos mortos, eles e tudo o que possuíam. A terra os cobriu, e eles desapareceram.
34 Ao ouvirem os gritos deles, todos os israelitas que estavam ali saíram correndo e gritando:
— A terra vai engolir a gente também!
35 Então o Senhor enviou fogo e matou os duzentos e cinquenta homens que haviam oferecido incenso.
Comments